Bem vindo ao Inbound Marketing, o Novo Marketing

Você muito provavelmente já sabe o que é Marketing.  De acordo com Philip Kotler (conhecido com “o Guru do Marketing”), “é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”  Em simples palavras, são estratégias que ajudam a vender o seu produto e/ou serviço cada vez mais.

Estamos em um tempo de super aceleração da evolução tecnológica. O mundo de ontem já não é o mesmo de hoje e com certeza será totalmente diferente do de amanhã. Um exemplo bem simples de entendermos isso é saber que hoje existem pessoas que vivem (e até enriqueceram) trabalhando como blogueiro, social media e até mesmo os famosos Youtubers e ninguém nem imagina que existiria esse tipo de trabalho há 15 anos atrás. Hoje eu tenho 32 anos e há 15 anos atrás (onde eu tinha 17 anos), quando eu – assim como todo mundo naquela época fazia – parava e me perguntava “Que carreira profissional eu quero dedicar a minha vida?” o que eu faço e amo fazer hoje como profissão, nem existia.

É e com tanta mudança no mundo o marketing também mudou. O “Marketing Convencional” ou “O Velho Marketing”, que chamamos no mundo do marketing hoje de Outbound Marketing, que é qualquer tática de marketing que “empurra” produtos e/ou serviços para os clientes, já ficou pra trás. Foi-se o tempo onde você era obrigado a ver propagandas sem poder reagir e muito menos escolher se deseja ou não vê-las. No Velho Marketing, você estava ali sentadão no sofá assistindo sua novelinha e de repente plim-plim! Você esta interrompido, sem nenhuma escolha, a assistir uns 5 minutos de comerciais em sequência.

Por outro lado, com a estabilidade digital, o marketing evoluiu e surgiu “O Novo Marketing”, chamado de Inbound Marketing, que é uma forma de pensar relativamente nova, baseada na ideia de compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing online.

O Novo Marketing não é invasivo. Se antes consideravam uma boa estratégia mostrar o mesmo comercial pra qualquer pessoa, sem que ela queira ou demonstra o mínimo de interesse pelo assunto, agora a estratégia é oferecer pra você aquilo que já se entende que você está procurando. Se você acabou de ser pai (mesmo? Parabéns! rs) por que não ver um anúncio de um shampoo que cuidará melhor da pele do seu bebê? Agora faz sentido mostrar isso pra um adolescente de 13 anos? Ele certamente estará vendo anúncios relacionados aquilo que ele deseja e já está procurando.

Esse é o Novo Marketing. Ao invés de gastar com outdoors pela cidade onde muita gente vai ver mas pouca gente se interessa de verdade em consumir o que está sendo oferecido, por que não investir anunciando exatamente pra quem quer o que você tem pra oferecer? O foco não é mais na audiência que seu anúncio terá, mas na qualidade dessa audiência. O que mais interessa você? Mostrar seu anúncio pra 1 milhão de pessoas aleatoriamente onde umas 10 irão comprar o que você oferece ou mostrar pra 500 pessoas onde 450 irão comprar? Além do resultado ser muito maior, seu esforço em veiculação de anúncios é muito menor o que refletirá objetivamente no seu financeiro.

Bem vindo ao Novo Marketing. 🙂

 

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