Mito do Bit.ly em anúncios no Face Ads

Os bloqueios do Facebook é um problema pra muita gente. Pra quem não sabe, o Facebook é muito rigoroso com o teor dos anúncios que veiculam na plataforma. Você não pode, por exemplo, anunciar “Emagreça 20kg em 30 dias.“. Em simples palavras, o Facebook entende que você não pode garantir esse resultado, então considera como uma “propaganda enganosa” e desativa sua campanha e muitas vezes até bloqueia sua conta de vez (fazendo você perder todo o seu investimento até ali).

Meu exemplo foi o motivo mais “leve” dessa perseguição entre o Facebook e os anunciantes. Então existem muitas pessoas por aí tentando burlar a detecção do Facebook desses anúncios ilegais.

Estou escrevendo esse artigo mais por uma questão técnica. Já vi muita gente que ao invés de colocar nos anúncios a URL do seu site, dá uma “encurtada” no Bit.ly (ou similares). E o argumento é que “assim você engana o Facebook, pois ele vai achar que você tá anunciando algo do Bit.ly e não do seu site”. Desse modo, quando ele bloquear, ao invés de você perder o seu domínio todo, é só gerar um novo link no Bit.ly e está tudo certo.

Antes de iniciar minha explicação, já quero garantir a você que isso é um mito!

Vamos à explicação…


O Bit.ly é um serviço de encurtamento de URL. Ou seja, você coloca nele uma URL gigante e ele gera uma URL Bit.ly pequena pra você. Isso é ideal pra você fazer postagens onde tem controle de número de caracteres (como no Twitter, por exemplo) e também porque esses serviços normalmente te dão um relatório estatístico de cliques bem completo.

Porém, quando alguém tenta acessar esse URL encurtada, o Bit.ly informa que é uma URL de Redirecionamento. Vou dar um exemplo prático pra ficar mais fácil de você entender:

Vou encurtar a URL aqui desse artigo que você está lendo agora:

Vamos agora analisar esse URL encurtada no Facebook Debug (ferramenta de indexação de URLs do próprio Facebook para desenvolvedores):

 

Observe no resultado, que o Facebook detectou que a URL informada (do Bit.ly) é na verdade um redirecionador pra outra URL. Utilizando termos mais técnicos, ele detectou que é um redirecionamento de HTTP 301 que significa “Redirecionamento Permanente”. Então, a partir desse primeiro acesso, o Facebook já nem acessa mais o link do Bit.ly mas já irá direto com “link real”.

Sendo assim, não adianta de nada o seu esforço de tentar “disfarçar” o link do seu site na hora de anunciar no Facebook utilizando o Bit.ly. Diria que tem até um efeito oposto: se o intuito é “disfarçar pro seu site não chamar a atenção”, creio que o Bit.ly chama bem mais a atenção do Facebook do que a URL da sua página. Afinal de contas, o Facebook sabe que você está “disfarçando a URL”, o que pode considerar suspeito.


A Solução Definitiva

Se você precisa “disfarçar a sua URL” do Facebook Ads (ou de qualquer outro bot como do Google, Bing, etc), então você precisa é da parceria do VocêAfiliado. Uma das ferramentas do VocêAfiliado é o Hide Potter, que faz justamente esse “disfarce” pra sua página ser indetectável pelo Facebook Ads e cia.

Clique aqui e anuncie sem bloqueios

Espero ter ajudado você. Se quiser conversar a respeito do assunto, deixe sua mensagem nos comentários.

Até a próxima!
Tiago Gonçalves.

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