O que é Avatar e Persona?

Apesar de avatar e persona não terem a mesma definição etimológica, na prática os usamos como sinônimos no marketing digital.

Criar um avatar (ou persona) é ter a ideia clara e real de quem são seus clientes em potencial, no que eles se interessam e o que procuram. Se você está pensando em lançar um produto ou serviço na internet, precisa saber exatamente quem são (ou serão) os seus compradores. Entender com clareza quem já ou ainda vai adquirir seus produtos é fundamental para otimizar os seus resultados.

Avatares (ou personas) são a síntese do comportamento do seu clientes ideal. São personagens semi-fictícios criado, com base em pesquisas de pessoas reais. Eles auxiliam a tomada de decisões de marketing e representam quem é o seu comprador ideal.

Avatares (ou personas) não costumam abranger apenas informações demográficas como idade, localização e renda, mas também informações psicográficas como interesses, comportamentos e preocupações.

Talvez você esteja se perguntando “então avatar/persona é a mesma coisa que público alvo?” A resposta é: não. Saber quem é o público que o seu negócio pretende atingir é realmente tão importante quanto saber quais são os avatares/personas dele. Porém, há diferenças que é importante destacarmos pois os dois juntos se complementam e ajudam a entender melhor as necessidade de quem procura seu serviço ou produto.

O público alvo é a representação ampla dos seus clientes em potenciais. Ou seja, ele é composto por segmentos sociais e pode ser definido sociodemograficamente e geograficamente como:

  • Educação
  • Classe Social
  • Gênero
  • Idade
  • Nacionalidade
  • Profissão
  • Localização

Exemplo de Público Alvo: Mulher, entre 25 e 35 anos, classe média, brasileira, que mora no interior de Santa Catarina, trabalha numa empresa de advocacia.

O avatar/persona vai além dos dados geográficos e sociodemográficos que também estão no público alvo. Além deles, ele também apresenta características psicográficas. Por isso é comum que tenhamos vários avatares/personas e eles são representados por personagens e os definimos com informações como:

  • Nome
  • Escolaridade
  • Classe Social
  • Gênero
  • Idade
  • Nacionalidade
  • Profissão
  • Localização
  • Gostos
  • Sensibilidade a preços de serviços e produtos
  • Qualidade que deseja de um produto ou serviço
  • Personalidade
  • Estilo de Vida
  • Valores Morais

Exemplo de Avatar/Persona: Gustavo, 31 anos, classe média, brasileiro, mora no interior de Santa Catarina. Cursando Publicidade e Propaganda, trabalha como office boy em um escritório de advocacia pra conseguir pagar sua faculdade. Gosta de cozinhar e tem vontade de se dedicar mais a isso. Nos finais de semana, gosta de convidar alguns amigos pra jantar na sua cada e assistir um bom filme. Por ser de classe média, não compra produtos muito caros, mas prefere investir mais dinheiro se o produto for de qualidade. Sempre animado, está sempre rodeado de amigos.

Percebeu a grandeza de informações que agora você tem pra planejar suas ações de marketing? Agora você tem um alvo pra acertar e consegue otimizar os resultados das suas ações. E quando falo de “otimizar resultados” falo não só de vender mais, mas vender melhor.

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