Tudo sobre  Facebook Dark Post

Se você é um usuário ativo no Facebook, muito provavelmente já viu um Dark Post sem ter notado nada de diferente de uma postagem normal. Ele é um post que normalmente é feito por empresas que investem no Facebook Ads e, em simples palavras, são aqueles anúncios que parecem um post normal de uma página, mas na verdade ele não existe na FanPage do anunciante.

Fique tranquilo que eu vou explicar pra você mais sobre esse recurso e como você pode potencializar suas ações no Facebook utilizando ele.

O que é um Dark Post?

O Facebook Dark Post é um post que aparece como “Patrocinado” na feed dos usuários,  mas que não é um “post real”, na FanPage do anunciante. Em outras palavras, é uma publicação que só aparecerá pra quem é a audiência do anúncio, mas não estará visível pra quem não fizer parte do perfil de audiência, ainda que esse alguém curta a FanPage.

A principal vantagem de utilizar essa opção de anúncio é de você poder promover conteúdo 100% segmentado. Interessante isso, não é mesmo?

Um exemplo: Imagine que você é uma escola e quer fazer um anúncio com a chamada “Lembre seu pai de fazer sua matrícula”. Obviamente, a FanPage da escola é curtida por muita gente diferente: pais, alunos, avós, tios, profissionais da área escolar, etc. Mas você não deseja que todo esse público que segue a sua página veja esse anúncio e como é uma abordagem bem específica, não quer que esteja disponível pra qualquer pessoa ver no feed da sua página. É aí que entram os Darks Posts. Você faz um anúncio específico pra audiência dos alunos.

Como criar um Dark Post?

Dark Post é o nome popular, no Facebook Ads é chamado de “Post de Página não publicado” (Unpublished Page Post). Pra você criar um Dark Post, precisa entrar no Facebook Businesse e procurar a opção “Publicações da Página”.

Dentro já do painel de Publicações de Página, selecione a opção “Publicações de Anúncio”, conforme a imagem a seguir:

Você verá uma lista de todas as publicações que você já fez para essa Página (no exemplo que usei acima, não tinha nenhuma publicação ainda). Clique no botão azul “Criar publicação”, conforme ilustrado na próxima imagem:

Abrirá uma janela onde você fará sua publicação. Faça normalmente, como faria na sua página. A única preocupação que você deve ter é de no final marcar a opção “Use essa publicação somente em um anúncio.”, conforme a seguinte imagem:

Pronto! Com seu post pronto, ele já irá aparecer na lista que contém todos os posts. Anote o número de identificação do seu post. Esse número você irá precisar daqui a pouco, quando fizer o anúncio. Na imagem a seguir, indico onde você encontra este número:

Agora você precisa fazer o anúncio utilizando esse post. O processo para fazer seu anúncio é o mesmo de sempre (não vou entrar em detalhes aqui pra não alongar demais), somente no instante que for fazer o anúncio em si, irá resgatar o seu Post Dark para utilizá-lo. Você fará isso conforme indicado na imagem a seguir:


Já alguma vez experimentou estes Dark Posts? Achou confuso e precisa de ajuda? Escreva nos comentários.

 

Quer receber no seu e-mail sacadas sobre Empreendedorismo e Marketing Digital?

As sacadas são segredos que ajudarão você a vender cada vez mais. As sacadas são enviadas exclusivamente por e-mail. Preencha os campos abaixo e participe!


Um pensamento sobre “Tudo sobre  Facebook Dark Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *