Venda mais na internet com o Funil de Conversão

Na internet hoje existem diferentes estratégias para aumentar as vendas. As que eu mais acho eficaz são aquelas que promovem o relacionamento e assim te permitem uma aproximação com os potenciais clientes do seu negócio. É o caso do Inbound Marketing e Funil de Conversão

A grande vantagem dessas técnicas de marketing digital é que elas geram até três vezes mais leads e custam até 62% menos do que as táticas do marketing tradicional.

Como usar o funil de conversão no seu negócio

O primeiro passo é identificar quem é o seu público. É necessário que você tenha clareza de quais são as prioridades, dores, angústias e objetivos do seu público para direcionar o seu marketing corretamente.

Não existe uma maneira melhor de você fazer isso do que criando avatares. Os avatares são a definição do cliente típico do seu produto ou serviço, com todas as suas principais características. É conhecendo bem os avatares que você consegue objetivar suas ações focado no seu lead, ao invés de “sair atirando pra todo lado”, como [de modo generalizado] era feito no marketing tradicional.

Caminhe com seu lead

Já conhecendo bem quem é o seu lead, a trilha do consumidor é a próxima etapa. Em simples palavras, as trilhas são os passos que você dará com seu lead até a conversão. Nessa “caminhada” é natural que alguns deles fiquem pra trás. Considere isso como algo muito saudável e positivo da sua tática, pois uma das funções do Funil de Conversão é filtrar quem realmente é um lead seu e quem muitas vezes parece que é, mas não é.

A virada do lead

Apesar de muitas vezes nós o chamarmos assim, nem todo mundo que você dispara mensagens é realmente um lead seu. Por isso “a caminhada” é tão importante. Mas existe um momento específico, onde o usuário-comum do seu funil passa a ser um lead de verdade, ou seja, alguém que realmente tem forte potencial de comprar o seu produto ou serviço.

Para você considerar um usuário um lead, é preciso estabelecer alguns critérios, que dependerão da maneira como você se comunica com sua audiência. Pode ser, por exemplo, a leitura de uma quantidade pré-determinada de e-mails, ou após ele corresponder a algum convite seu pra uma ação (como assistir um vídeo específico até o final, por exemplo). A partir então dessa virada, seu usuário-comum se torna uma oportunidade, ou seja, um lead. E a partir daí você já sabe que está oferecendo um prato de comida pra quem está realmente morrendo de fome.

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2 pensamentos sobre “Venda mais na internet com o Funil de Conversão

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